terça-feira, 20 de outubro de 2009

41...contrariando as estatísticas!



Dia desses, comentávamos em sala sobre o rap nacional que, assim como outros gêneros musicais, traz coisas boas e outras nem tanto. Falamos sobre o Mano Brown, líder dos Racionais MC's e suas letras contundentes.

Chegamos a conclusão que o cara é muito bom mesmo. Trata-se de um letrista, um cronista do mais alto gabarito. Não discuto aqui as opiniões do artista acerca disso ou daquilo e sim a sua competência para nos brindar com o que há de mais poderoso em termos de ritmo e poesia.
Sempre gostei do rap brasileiro(acho o americano um lixo!). E, embora os nossos rappers tenham sua inspiração no modelo americano, eles seguiram um caminho próprio e alguns dignos de nota. De uns tempos pra cá, a bandidagem nas letras tem dado lugar a temáticas mais comuns a gente como você e eu que nunca se meteu com o crime ou sequer apertou um baseado!
E caras como Mano Brown, Thaíde e MVBill, tem grande dose de participação nessa mudança. Os manos colocaram as periferias no mapa, não só pelas mazelas que todos nós conhecemos mas sim pelo viés do cotidiano do povo sofrido e trabalhador que rala muito pra levar a vida.

Pra pessoas que, como eu, sempre morou em periferias, é muito legal se reconhecer no trabalho de artistas como esses.
Gente que também faz coisas legais: Relatos da invasão, GOG, DBS e a quadrilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário